quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Os pseudo-programas de trainee...

Recebi o artigo abaixo e considerei o conteúdo bom para  discussão e análise. 
Foi publicado por Edson Garcia - PMonline - Jornal Virtual

"Os pseudo-programas de trainee e a ludibriação dos jovens profissionais"

 "Eu não resisti compartilhar minha opinião com vocês ao ver a lambança que os RHs fazem pelo Brasil com a finalidade de ludibriar os profissionais e burlar as leis trabalhistas.

Primeiro gostaria de passar duas definições:

1- Consultor

Segundo o dicionário Michaelis: “Aquele que dá conselhos ou parecer sobre determinado assunto de sua especialidade: Consultor jurídico, consultor técnico.”

2- Trainne: Como não temos a definição do termos em nossos dicionários, podemo utilizar a definição adotada pelo mercado de trabalho. Um trainne é um jovem profissional, récem-formado que será preparado durante um prazo que costuma variar de 24 a 36 meses para exercer cargo de liderança na empresa como executivo em alguma de suas áreas de negócio ou técnicas. PONTO. Nada além disso.

Para completar, abaixo um trecho da definição que consta no Wikipedia para trainne:

“Este tipo de vaga é comumente atribuído a jovens executivos recém-formados ou que tenham até 2 anos de formado (algumas empresas aceitam até 3 anos) em um curso de graduação. O cargo de trainee costuma ter duração de 1 a 3 anos, período em que o funcionário tem um tutor, recebe treinamentos e participa de cursos voltados à gestão de sua carreira, conhecimento de processos de uma ou mais áreas da empresa e à gerência de pessoas. Ao término do período, o funcionário terá um cargo mais alto e consequentemente, uma maior remuneração se comparado a um funcionário semelhante que não tenha participado do processo, com função de preparar melhor o jovem para o mercado de trabalho.”

Definições apresentadas, agora podemos discutir o jeitinho brasileiro.

Navegando pelo site APINFO, onde são divulgadas vagas para profissionais de tecnologia, me deparei com as seguintes oportunidades:

- Consultor ERP Trainne
- Analista de Suporte ERP Trainne

Opa, pera lá! Temos aqui dois problemas gravíssimos!

O que é um consultor trainne? Consultor é um profissional extremamente experiente e especializado naquilo que se dispõe a oferecer consultoria. Que história é essa de consultor trainne, consultor jr? Não existe consultor em processo inicial de aprendizagem. Consultor é por via de regra um profissional formado (não estou falando de graduação, mas de experiência). Que bagunça não?

Analista de suporte trainne? Meu Deus do céu … alguém sabe me dizer o que é isso? Um analista e suporte no mínimo é JR e no máximo SR. Não existe trainee a analista de suporte.

Um processo de trainee, para formação dos novos executivos de uma empresa custa uma fortuna, em algumas companhias milhões de dólares. São profissionais que irão adquirir experiência e conhecimento do negócio da empresa, poderão passar temporadas no exterior participando de cursos na matriz e sem dúvida alguma, ao final do programa ou se tornarão Gerentes ou serão dispensados.

Jovens profissionais, não caiam nessa ilusão. Não existe consultor trainee, não existem analista trainee. Trainee nada tem haver com estes cargos.

Agora, porque as empresas que pouco se importam com sua carreira e só querem te sugar, nomeiam qualquer cargo como Trainee? Essa é fácil!

A nova lei do estagiário limita a carga horária a 6hs diárias / 30hs semanais. Agora estagiários tem férias. O tempo máximo de estágio é de 2 anos, dentre outros itens.

Poxa, aquele estagiário que era explorado e trabalhava 12hs por dia e chegava atrasado nas aulas da faculdade agora só pode trabalhar 6hs? O cara só vai trabalhar 6hs por dia e vou ter que dar férias para ele? Eu segurava o coitado com um salário de mixaria por 4 anos e agora só posso fazer isso por 2? Ahhhh não …. vamos ao jeitinho brasileiro!

E o jeitinho encontrado foi este mesmo. São contratados jovens para exercer papel de estagiário, porém para trabalhar igual CLT denominados trainee, porque assim podemos continuar com o bom e velho estagiário trabalhando as 12 horas por dia sem a justiça nos incomodar. Ah, mais um detalhe. Esse pseudo-trainee tem salário de estagiário, e mais uma bomba! Não, ele não irá se tornar gerente ao final de seu “pseudo-programa de trainee’s”. O legal é que o cara ainda fica feliz porque recebe o pseudo-título de trainee, título esse que possui uma certa carga de glamour, de importância, mesmo que na verdade ele seja um estagiário que, ao ser contratado (se for), será um analista jr e não um gerente.

Só para finalizar:

- Somente empresas sérias possuem programas de trainee sérios. Empresas como Danone, Unilever, IBM, Carrefour, Itau, Bradesco e afins semelhantes possuem bala na agulha e infraestrutura para montar um programa que trainee que forma gestores.

- De uma vez por todas não se iluda. Não existe Analista Trainee, Consultor Trainee, Assistente Trainee, etc. Se você quer ser trainee, fuja dessas vagas. Eles não estão procurando trainees e não se importam com sua carreira! Não querem formar gerentes!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, da discussão nasce a sabedoria!