quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Caminho Quádruplo

Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel

"Li há algum tempo um livro verdadeiramente magistral: O Caminho Quádruplo de Angeles Arrien. Sua leitura levou-me a profundas reflexões sobre a natureza inefável e, ao mesmo tempo, concreta , deste mistério chamado Liderança.
O livro em questão tem inspirado ao longo dos últimos tempos líderes e estrategistas por este mundo afora.
Trago alguns apontamentos a fim de aguçar-lhes a curiosidade.
 

Angeles Arrien chama de Caminho Quádruplo os quatro princípios abaixo os quais representam quatro arquétipos distintos. Em um mundo Ideal cada um de nós teria desenvolvido de forma harmoniosa os quatro arquétipos. Uma boa idéia me parece ser , já o mundo está bem longe de ser ideal, começar em nós mesmos a mudança sonhada buscando desenvolver , ao menos um tantinho, cada um dos quatro arquétipos.Sabem como é : de grão em grão; de arquétipo em arquétipo a mudança enche o espaço.
Os arquétipos:
1. Mostrar-se ou optar por estar presente. O estar presente nos permite ter acesso aos recursos humanos do poder, presença e comunicação. Este é o caminho do Guerreiro.

2. Prestar atenção ao que tem coração e significado. Prestar atenção abre-nos para os recursos humanos do amor, gratidão, respeito e valorização. Este é o caminho do Curador.

3. Dizer a verdade, sem culpar nem julgar. a verdade que não julga mantém nossa autenticidade e desenvolve nossa visão e intuição interiores. Este é o caminho do Visionário.

4. Estar aberto para os resultados, não preso aos resultados. A abertura e o desapego nos ajudam a recobrar os recursos humanos da sabedoria e da objetividade. Este é o caminho do Mestre.
Expressamos o caminho do Guerreiro pela nossa capacidade de liderança.

Expressamos o caminho do Curador por nossas atitudes preocupados em manter nossa própria saúde e a do nosso meio ambiente.

Expressamos o caminho do Visionário através da nossa criatividade pessoal e de nossa capacidade de trazer ao mundo nossos ideais e visões de vida.

Expressamos o caminho do Mestre pela nossa capacidade de comunicação e conhecimentos construtivos.


Em muitas tradições antigas, saúde ótima é considerada a manifestação equilibrada de todos os arquétipos. Para muitas pessoas, no entanto, esse equilíbrio está longe da realidade. A maioria dentre nós tende a supervalorizar um área enquanto deixam subdesenvolvidas as demais. Pare um instante e avalie seu próprio equilíbrio. E , agora, pé na estrada: reinvente-se.Lidere-se se quiser liderar."



Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel - analucia@orioncomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, da discussão nasce a sabedoria!