sábado, 17 de agosto de 2013

Qual é a melhor maneira de avaliar a qualidade de um professor?


Estudo norte-americano propõe novo modelo de dar nota aos docentes baseado em desempenho dos alunos, observação de aulas e opinião dos estudantes 
Qual é a melhor maneira de avaliar a qualidade de um professor? Em busca de respostas para esse questionamento, um grupo de pesquisadores norte-americanos liderados pelo economista e professor da Faculdade de Educação de Harvard Thomas Kane mergulhou durante três anos no projeto de pesquisa The Mesures of Effective Teaching, financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates, cujos resultados finais foram lançados em janeiro deste ano.
O estudo tinha como objetivo desenvolver instrumentos de avaliação de desempenho de professores, aplicá-los nas escolas observadas e, por fim, desenvolver uma análise dos resultados. A pesquisa recebeu financiamento de 45 milhões de dólares e envolveu 3 mil professores voluntários, espalhados por seis distritos do país. O grupo – formado por pesquisadores de universidades, organizações sem fins lucrativos, sindicatos, associações de professores e consultorias educacionais privadas – centrou esforços em professores de crianças matriculadas no sistema educacional americano em séries equivalentes à segunda etapa do Ensino Fundamental no Brasil.
A avaliação docente é um assunto controverso no meio educacional, porém presente em inúmeros países. Nos Estados Unidos, berço do The Mesures of Effective Teaching (MET), o programa do governo federal Race to the Top oferece incentivos financeiros aos estados que apresentarem boas propostas para melhorar a qualidade da educação. Uma das exigências para receber a verba é elaborar um sistema de avaliação para os professores da rede.
Partindo do pressuposto de que o trabalho do professor é o principal fator na qualidade do ensino, um dos resultados do MET foi a elaboração de um modelo de avaliação da qualidade do professor, obtido por meio da combinação de três indicadores: resultado dos alunos em avaliações externas, observação da atuação do docente em sala de aula e a opinião dos alunos, colhida por meio de questionários.

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