quinta-feira, 7 de julho de 2016

Mais de 50 anos e ninguém te contrata ou chama para entrevistas? Qual é a solução?

 Perri Capell do DowJones


Segue um artigo escrito por americano para um público alvo americano. Porém, muita coisa legal pode ser extraída para você repensar seus projetos.

Recrutadores e gerentes de recursos humanos dizem que as seguintes abordagens e mudanças de pensamento podem ser úteis:

Perceba que a situação não é desesperadora (coisa difícil). A despeito do que os executivos maduros pensam, as empresas estão mais inclinadas a contratar os executivos mais velhos do que a maioria, diz Jean-Louis Alpeyrie, sócio sênior do executivo recrutador Heidrick & Struggles, em Nova York.

Estudos mostram que os trabalhadores mais velhos tendem a ser mais fiéis, detalhistas e confiáveis do que os jovens e estão ajudando a mudar atitudes, diz ele.

Considere o tamanho da empresa e tipo. Considere o que você pode conseguir e ir atrás dela. Se você é um executivos de nível médio com mais de 50, você terá a melhor sorte para encontrar um papel em uma pequena empresa do que em uma grande empresa, diz o Sr. Garcia. 

"Quanto maior a organização, mais difícil será para você entrar nela", diz ele. "
Mas você pode ser capaz de replicar o seu trabalho em uma empresa menor."

Richardson observa que empresas pequenas ou em empresas em transformação ou de ponta, como a Internet, dão menos importância aos níveis de idade e organizacional.

Ser a solução

Garcia observa que as empresas "não contratam pessoas, eles contratam soluções." Você terá mais sucesso se você mostrar como suas habilidades podem resolver problemas, do que, ao pedir para ser contratado, porque você tem uma lista impressionante de títulos, diz ele.

"A General Electric Co., onde eu trabalhava antes, não iria me contratar como diretor de RH, mas eles poderiam me contratar como recrutador porque eu poderia resolver esse problema para eles, e não teria que me preparar para a próximo trabalho ", diz ele.

Crie um currículo que faz você parecer ativo e realizado. Agrupe suas primeiras posições em uma categoria geral de experiência inicial, diz o Sr. Morin.

Ao descrever os trabalhos mais recentes sobre o seu currículo, diga o que você realizou e contribuiu, em vez de citar experiências, diz ele.

Fique a par da tecnologia

Thomas H. Bryant foi recrutado fora do cargo de CEO da StairMaster Sports / Medical Inc. em Kirkland, Washington, no ano passado para tornar-se presidente e COO da Tempur World, uma empresa de colchões em Lexington, Kentucky. Durante os 11 últimos anos, o Sr. Bryant, 53 anos, foi um presidente ou diretor executivo de várias empresas. Ele diz que nunca experimentou a discriminação de idade e acredita que os candidatos mais velhos têm valor se a sua experiência coincide com o cargo disponível. "Eu tento ficar com a tecnologia", diz ele, "porque todos nós sabemos que está mudando a cada dia." Além disso, por razões de saúde, ele se mantém em forma fisicamente.


Seja positivo

Os empregadores querem contratar pessoas com atitudes otimistas. Tire suas dúvidas sobre a empresa ou desafio em vez de falar de si mesmo, o Sr. Jaffe sugere. "Muitos dos meus amigos e colegas que estão desempregados tendem a ser negativos", diz Garcia. "Eles começam dizendo:
"Estou muito velho." Digo-lhes que, se eles agem assim, na entrevista, os empregadores irão ver que eles são negativos e podem achar que é por causa do trabalho. Ele está enviando uma mensagem errada e com certeza não será contratado. "

Richardson sugere pedir para ter seu pacote de remuneração estruturado de modo a que a maior parte da sua remuneração está na forma de incentivos baseados no desempenho. O pacote poderá ser reavaliado após provar o seu valor, diz ele.

Um comentário:

  1. Excelente sua reflexão e até preocupação com tanta gente boa no mercado, cinquentões, que estão sendo verdadeiramente discriminados. Tenho feito o que posso ao discutir sobre isso nas solicitações de contratações com meus Clientes, mas precisamos fazer mais. Já ouvi falar até em lei de cotas....rsrsrs....só posso rir....criar cotas com base na vivência, no aprendizado e na possibilidade de difundir conhecimento. Parabéns Carlos.

    ResponderExcluir

Comentem, da discussão nasce a sabedoria!