quarta-feira, 14 de março de 2018

Consultor Home Office - A vida é dura meu amigo!


Quando saí da última empresa que trabalhei como Gerente de RH, uma auto peças, comprada por uma multinacional durante o Governo Collor (como muitas), a primeira coisa que me passou pela cabeça foi criar coragem, sair da minha zona de conforto e tornar-me Consultor. Um CHO. Afinal, Consultor vende conhecimento adquirido e, àquela altura, eu tinha absoluta convicção que poderia vender conhecimento adquirido. Fui à luta também, para não mais viver aqueles incômodos períodos de “corte” tão comuns nas empresas. Trabalhei em uma empresa que num mês de setembro todas as quatro sextas feiras houve cortes de funcionários. Imaginem o clima de quem ficou para a próxima sexta feira. Não fui dessa vez!

Meu primeiro cliente foi uma distribuidora de veículos nacionais que por decisão de seu proprietário queria deixar de ser loja e virar empresa. A empresa estava em franca expansão e o mercado aquecido. Confesso que voltei a ter pensamentos de assalariado, pois atuei somente nessa empresa por quase cinco anos dado meu conforto e relação com o proprietário. Por estar tão bem envolvido no mercado automotivo depois desse cliente fui para outro do mesmo ramo e muito mais forte. Também atuei por quase cinco anos. Como Consultor!

Minha vida diversificada de fato começou em 2002 quando passei a atuar por uma Universidade Federal em consultorias internas e consultorias externas na área pública. Em paralelo, também comecei a atuar novamente no mercado privado. Ora independente, ora associado. Como associado é preciso ter muito cuidado com a parceria. Meu primeiro contrato associado foi excelente e guardo ótimas recordações. Os outros deixaram a desejar. Optaram pela política de “menos é mais”. Menos remuneração e mais entrega de conhecimento!

Um fato importante que você tem que aprender é quando você vende um trabalho e a equipe do cliente lhe trata bem ou é em uma empresa similar àquelas que você trabalhava como assalariado, nunca imagine que você faz ou fará parte da equipe. Você foi contratado para um serviço com início, meio e fim. Só isso. Convença-se disso e faça o melhor, pois um bom trabalho gerará outros.

Eu sei que em uma situação dessas dá uma saudade enorme dos outros tempos, mas esses outros tempos já se foram. O seu momento é agora. Já passei por isso.

Em um projeto que eu estava realizando para uma construtora de grosso calibre, uma pesquisa salarial, ao contatar uma das convidadas para a pesquisa não fui bem recebido mesmo citando que era em nome da construtora mais poderosa que a dela. Após ela entrar em contato com a minha cliente fiquei sabendo que o motivo era porque eu não tinha apresentado meu telefone fixo e quem era esse tal de consultor. Essa estória reflete bem as dificuldades que passam os Consultores Independentes. Costumam indicar o celular (o fixo é da residência) e não possuem espaço físico em um edifício comercial!

Muitos RH´s que tive contato e que se mostraram prepotentes e desatenciosos nas entrevistas comerciais, mais pelo poder da empresa que trabalhavam do que pela competência, estão disponíveis no mercado.

Outra situação desagradável que costuma ocorrer é por você estar “desempregado” na visão de alguns, uma consultoria lhe chamar para “lhe ajudar!”. Procuram pagar o mínimo possível, pois estão lhe ajudando, e tentam absorver todo seu conhecimento!

Não se desiluda, tem muito RH sangue bom que vai lhe atender com todo carinho e respeito. Eles precisam de você e de seu conhecimento adquirido. Prepare seu celular, seu notebook, seus livros e seu pensamento. Quando a época é sem contratos visite outros amigos consultores, pesquise redes sociais, pesquise e-mails de empresas que você poderia vender seus serviços, confeccione um cartão de visitas e mantenha-os sempre no bolso, leia seus arquivos, trabalhos já realizados, pesquise bastante na internet. Você tem tempo para isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, da discussão nasce a sabedoria!