segunda-feira, 2 de abril de 2018

Os RH´s empedernidos, presunçosos e arrogantes costumam não interagir muito com seu entorno!


Em alguns artigos escritos anteriormente comentei da necessidade dos RH´s superiores botarem a bota no barro, frequentarem o chão de fábrica ou circularem pelos corredores e salas corporativas.

No quadro apresentado pelo programa Fantástico, onde um diretor qualquer se traveste de empregado e passa a viver os problemas do dia a dia no chão de fábrica, lia com certa frequência nas redes sociais, comentários favoráveis e não favoráveis ao evento. A maioria dos comentários vinha de profissionais da área de Recursos Humanos.

No último programa apresentado, o superior travestido de empregado era o Gestor Corporativo de Gestão de Pessoas de uma metalúrgica de grande porte. Interessante notar que em todos os programas apresentados o superior travestido só frequenta e trabalha nas áreas de produção. Nunca apareceu em uma área administrativa, engenharia ou de tecnologia da informação onde problemas também acontecem.

Desta vez, por ser de RH, quase não li comentários. O fato é que o superior travestido já deveria há muito tempo ter frequentado o chão de fábrica, ter trocado ideias com os operários e líderes e ter trocado ideias com as gerências de produção e diretoria sobre problemas detectados.

Ficou nítido no programa que o RH pela primeira vez deu o prazer de sua presença

O “RH” de uma empresa costuma ter a cara e o estilo de seu gestor. Quando seu envolvimento com os rumos da empresa é o mínimo necessário, a Direção não espera muita coisa além do cumprimento das exigências legais.

Quando de minhas andanças pelo mundo corporativo atuando como RH de uma empresa ou como Consultor, convivi com muitos RH´s superiores e até mesmo intermediários, empedernidos, presunçosos e arrogantes. Principalmente de grandes empresas. Assim como convivi com RH´s  atuantes e frequentadores de todas a áreas da empresa.

Os RH´s empedernidos, presunçosos e arrogantes costumam não interagir muito com seu entorno. Estão lá para serem admirados. Adoram se filiar em grupos fechados para reuniões em amplas salas com ar condicionado, recheadas com suco, água e pão de queijo. Avaliam tendências e discutem novas técnicas e metodologias e trocam cartões com novos integrantes. Findo o encontro do mês, pouco se aprofundam nas ideias firmadas e nos desafios lançados nos debates.  Aguardam o próximo encontro em uma das empresas do grupo.

Os RH´s atuantes e frequentadores de todas as áreas da empresa constroem cenários para um ambiente favorável que estimule o relacionamento, a troca de experiências e a disposição para o desenvolvimento pessoal. Circulam rotineiramente pela empresa inteira, ouvem as lideranças formais e informais, avaliam situações problema e formulam soluções sustentáveis para entendê-las e resolvê-las.  

Qual estilo você prefere?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, da discussão nasce a sabedoria!